Janeiro
Diálogo em torno das Orientações Pedagógicas para Creche | Aula Aberta | 29 jan’25 | 18h-19h | Online
O Tempo Pelos Olhos Dela | Performance | 24 jan’25 | 10h30 | ESE, Átrio
"O Tempo Pelos olhos dela!
A mulher, as Mulheres! Os direitos das mulheres foram evoluindo ao longo do tempo. Começou com o antes e ficou marcado pelo depois! E hoje?"
Clube de Leitura: Letras Libertas em Rede | 21 de janeiro de 2025 | 13h | Biblioteca da ESCE e ESS
O Clube de Leitura Asa Delta: Letras Libertas em Rede é uma iniciativa do IPS para o Plano Nacional de Leitura no Ensino Superior, que integra um conjunto de eventos durante este ano 2024/25 que serão dinamizados pelos estudantes.
Segundo o Plano Nacional de Leitura "os clubes de leitura promovem a socialização, o pensamento crítico, o autoconhecimento e o conhecimento do mundo. A leitura é o elemento agregador de conversas, discussões e pontos de vista. Nos clubes partilham-se modos de ler, ouvem-se outros leitores e expõem-se argumentos e experiências pessoais."
Esta é uma atividade para quem gosta de ler, aberta a estudantes, trabalhadores docentes e não docentes, um espaço de fruição e partilha de experiências de leitura lúdica.
Plano Nacional de Leitura 2027. (n.d.). Clubes de Leitura. In: https://pnl2027.gov.pt/np4/clubesdeleitura_apresentacaogeral.html
UC Globalização das Expressões | 16 jan’25 e 23 jan’25 | 9h30-12h00 | ESE, Sala de Drama e Exterior
No âmbito da Unidade Curricular de Globalização das Expressões, será apresentado durante os dias 16 e 23 de janeiro, um conjunto de 6 peças de teatro encenadas pelas turmas de 3ºAno da Licenciatura em Educação Básica.
8ª Edição do movimentArte | 17 jan’25 | 15h30 | ESE, Sala de Drama
A 8ª edição do movimentArte – Projeto Cultural Participativo da ESE realiza-se na próxima sexta-feira, dia 17 de janeiro às 15h30 na sala de drama da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
O programa deste ano consiste na projeção de curtas-metragens, seguida de uma conversa que pretende criar um diálogo sensível sobre igualdade de género na comunidade, oferecendo um espaço de discussão informada e de partilha de histórias pessoais. Há ainda outras atividades, como jogos dinâmicos que reforçam a importância da igualdade de género e de um plano de educação específico, e um catering inclusivo para um momento final de convívio e descontração.
O propósito deste programa é contribuir para um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa da ONU que visa envolver as comunidades locais na resolução de problemas importantes a nível global. O objetivo 5 desta grande iniciativa de transformações sociais positivas é conseguir empoderar mulheres e raparigas em todo mundo, garantir a sua participação na sociedade e combater a discriminação. A equipa do movimentArte deste ano considera urgente resolver este problema estrutural e que afeta todas as pessoas, começando por criar e fazer dentro da sua própria comunidade: o IPS.
Estão programadas quatro curtas-metragens que abordam algumas das muitas dificuldades enfrentadas pelas mulheres. Boilers to Mars (Emily Richwine, EUA, 2024, 10 min.), Third Period (Reweina Tessema, EUA, 2017, 7 min.), Enough (Anna Mantzaris, RU, 2018, 3 min.) e The Female Side Effect (Alex Garcia Mallarini, EUA, 2023, 11 min.) são os filmes selecionados. Em conjunto, propõem uma reflexão sobre representatividade, empoderamento feminino, inclusão e diversidade. A sequência de filmes, o debate, os jogos e o convívio final pretendem deixar todas as pessoas que participarem mais informadas, mais conscientes ou mais acompanhadas nesta questão de (in)justiça social.
O movimentArte é um evento cultural e participativo criado por estudantes da unidade curricular de Produção e Promoção Cultural da Licenciatura em Comunicação Social, para toda a comunidade do IPS e tem a ambição de gerar maior consciência sobre assuntos da atualidade, através de uma abordagem criativa, dinâmica e educativa. O projeto teve a sua primeira edição em 2017 e, desde então, já abordou temáticas como a justiça climática, o racismo e a exclusão social.
Esperamos por si na sexta-feira!
Na Terra dos Outros | Aula Aberta | 10 jan'25 | 15h – 17h | ESE, Anfiteatro
Physical Condition and Exercise | Exercise and Health - International Conferences | 8 jan’25 | 21h | Zoom Colibri
O exercício físico é um pilar fundamental para a saúde de toda a população, sendo a prescrição da atividade física um método eficaz e eficiente tanto na prevenção primária como secundária de doenças não transmissíveis. A atividade física promovida através da prescrição do exercício físico contribui significativamente para aumentar os níveis de atividade física e para mudar para estilos de vida ativos, especialmente entre as populações que são difíceis de alcançar e que constituem maior risco de problemas de saúde devido à inatividade. Assim, este ciclo de seminários tem o objetivo de transmitir competências técnicas e pedagógicas a profissionais de exercício físico e desporto para aumentar a sua competência aquando a prescrição de exercício físico.
- Seminários: Inscrição
- Acesso aos seminários: Zoom Colibri
Medi@çoes, Revista Online da ESE| Formação Inicial de educadores e professores |Vol. 12, Nº 2 (2024)
Partilhamos o último numero da Mediações, sob a temática da formação inicial que se faz, aquém e além da legislação e das motivações governamentais, cujo foco se centra na especificidade e na pluralidade dos modos de pensar a formação e abrindo espaço para verificar a heterogeneidade das formas de a fazer. Este número, sob a coordenação das Editoras convidadas, Elisabete X. Gomes e Mariana Pinto, resulta num número especial composto por um conjunto de oito artigos no dossier (e um noutros artigos) que configuram um importante contributo para a discussão dos modelos, das práticas e da investigação que se faz no contexto da formação inicial de professoras/es e educadoras/es de infância.
Pode consultar a revista em: Medi@ções
Exposição Bibliográfica | Literatura Infantil | Jan – Fev’25 | Biblioteca da ESE
“Na segunda metade do séc. XIX e principalmente no séc. XX, a criança e a educação passaram, nos países civilizados, a constituir valores primordiais da Humanidade. Em Portugal, a primeira República anuncia o que apenas com o 25 de Abril será uma realidade.
Nos nossos dias, a literatura para a infância e para a juventude, exige um olhar mais atento por parte dos pais, educadores e pedagogos, pela influência profunda que exerce sobre a formação e o futuro da criança. A literatura infantil tem o poder de despertar a imaginação, a fantasia e o prazer. Influencia a representação do mundo, a construção de sistemas de valores e crenças, a conquista de universos simbólicos pertinentes, significantes e significativos. A criança, ao ler, explora todas as potencialidades da sua língua e da sua cultura e torna-se dessa forma menos manipulável, mais livre, mais consciente e mais pessoa.”
Luciano Pereira
Professor jubilado da ESE/IPS