Produção Científica

As instituições de ensino superior constituem-se como espaços onde, a par da transmissão de conhecimento técnico e científico, se desenvolvem também atividades de investigação de elevado nível.

A ESE/IPS conta com professores(as) doutorados(as) no seu corpo docente, sendo que parte dos(as) docentes integram Centros de Investigação. O elevado número de artigos publicados em revistas científicas, bem como de comunicações apresentadas em congressos nacionais e internacionais, constituem um dos resultados mais notórios das atividades de investigação efetuadas pelos(as) docentes da Escola.

A produção científica da ESE/IPS encontra-se no Repositório Científico do IPS que faz parte integrante do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, o qual tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e facultar o acesso à produção intelectual em formato digital.

Ciência Vitae (cienciavitae.pt)

"CIÊNCIAVITAE é o sistema nacional de gestão curricular de ciência, assumindo-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV.

Enquadrado no conceito da cidadania científica (Ciência ID), o CIÊNCIAVITAE surge enquanto espaço privilegiado de relação entre o cidadão e a ciência, refletida no formato de repositório integrado e personalizado do percurso na ciência.

O CIÊNCIAVITAE agregará num único sítio a informação atualmente dispersa em múltiplas plataformas, de forma simples, harmonizada e estruturada, respeitando as especificidades das áreas científicas e consagrando os princípios da liberdade e da responsabilidade na gestão e na apresentação do currículo.

A plataforma utiliza mecanismos de importação e preenchimento automático dos dados curriculares, assegurando o princípio de reutilização da informação (introduzir uma vez, reutilizar múltiplas), em direta articulação com o Ciência ID. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e os normativos internacionais, sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais.

CIÊNCIAVITAE é desenvolvido e gerido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Esta plataforma substituirá o curriculum DeGóis, sistema de gestão de currículos lançado em 2008 pela FCT em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia Brasileiro, o laboratório Gávea do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho e o grupo Stela da Universidade Federal de Santa Catarina no Brasil."

Consultar aqui

ORCID

A ORCID fornece um identificador digital persistente (um ORCID iD) que possui e controla, e que o diferencia dos outros pesquisadores. Pode conectar seu iD com suas informações profissionais — afiliações, bolsas, publicações, revisões por pares e muito mais. Pode usar seu iD para compartilhar as suas informações com outros sistemas, garantindo que obterá o reconhecimento de todas as suas contribuições, economizando tempo e trabalho, além de reduzir o risco de erros.

Serviço de Atribuição de DOI

O DOI (Digital Object Identifier) é um código alfanumérico persistente, atribuído a um objeto digital, que garante a sua identificação inequívoca e perene. O DOI de um documento digital permanece inalterado, mesmo que o endereço eletrónico da publicação se altere ou haja mudanças nos metadados.

Informação adicional, aqui

Fazer pedido de atribuição de DOI