Participação em Projetos
A ESE é entidade parceira da International Partner Network of the UNESCO Chair on Education for Sustainable Lifestyles (IPN for the UNESCO Chair on ESL) por mais um ciclo de 2025-2028.
A entidade gestora é o Centre for Collaborative Learning for Sustainable Development a funcionar na Faculty of Education da University of Inland em Hamar, na Noruega.
São 29 os países envolvidos, de 4 continentes: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Costa Rica, Dinamarca, Egipto, Eslovénia, Finlândia, Holanda, Índia, Irlanda, Japão, Lituânia, Malásia, Malta, Namíbia, Noruega, Quénia, Palestina, Portugal, República do Cazaquistão, República da Coreia, Suíça, Tailândia e Zâmbia.
Esta iniciativa teve início em 2015 com a atribuição do Programa da Unesco Chairs à University of Inland. O objetivo do Programa das Unesco Chairs, lançado em 1992, é funcionar como um think tank e unir a academia, a sociedade civil, as comunidades locais, a pesquisa e os governos.
No caso da IPN of the UNESCO Chair on ESL procura-se providenciar uma plataforma de colaboração internacional na pesquisa e educação com o objetivo de promover estilos de vida sustentáveis no contexto do quadro da Unesco de Educação para o Desenvolvimento Sustentável para 2030.
São 6 as áreas prioritárias: innovative learning processes, research & concept development, capacity building & competency development, higher education institutional strengthening, partnership & cooperation, advocacy & information dissemination.
São várias as publicações à disposição dos interessados, com destaque para Active Learning Methodology Series, com versões digitais para download gratuito em várias línguas em https://www.inn.no/english/ccl/teaching-materials-and-resources/active-learning-methodology-series/
Para mais informações: https://www.inn.no/english/ccl/

Projeto Performativo
“Aqui Há Música” é um projeto performativo inovador dentro do ensino superior politécnico, estruturado no formato de uma Banda Pop, com bateria, baixo elétrico, guitarras elétricas, sintetizador e voz. O objetivo é capacitar os participantes tanto no canto, quanto nos instrumentos, além de desenvolver competências de composição e interpretação musical, culminando em apresentações públicas e concertos.
As canções originais abordarão temas sociais relevantes, como identidade, amor, justiça social e questões ambientais. Esses temas serão o motor de motivação para os integrantes da banda, tornando os ensaios intensos, dinâmicos e cheios de entusiasmo. Durante os ensaios, os membros desenvolvem sua identidade artística e visual, enriquecendo ainda mais o projeto.
OBJETIVOS
Aqui há Música manifesta uma forte componente de execução e interpretação interligando a música e as práticas artísticas com a comunidade.
- Inclusão da Comunidade: Integrar estudantes, professores e funcionários do Instituto Politécnico de Setúbal, promovendo solidariedade e coesão social.
- Apresentações Públicas: Organizar eventos onde os elementos da Banda apresentem as suas criações musicais, promovendo integração social.
- Promoção do Sucesso Académico: Criar um ambiente colaborativo que fomente o sucesso académico e o desenvolvimento interpessoal.
- Criação de Espaços de Diálogo: Proporcionar momentos de partilha musical e fortalecimento dos laços de empatia entre os elementos da Banda com o público.
DESTINATÁRIOS: Estudantes, Professores e Funcionários do Instituto Politécnico de Setúbal.
MAIS INFORMAÇÕES: Contactar o Prof. Carlos Xavier – carlos.xaviernull@ese.ips.pt
Projetos de Investigação
INVESTIGAR E AVALIAR O PROJETO RECRIAR-SE
O projeto artístico e social Recriar-se, iniciado em 2014 e desenvolvido no Centro Social de S. Francisco Xavier (CSSFX), da Cáritas Diocesana de Setúbal, atualmente entidade coordenadora do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) de Setúbal, é um projeto de capacitação singular. Envolve diferentes práticas artísticas, a música, a fotografia e as artes visuais, em que através de processos colaborativos, se procura reconstruir percursos de vida, criando condições para o empoderamento e inclusão dos participantes, homens e mulheres em situações de sem abrigo.
Projeto de Cooperação
PRECASE
O Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo (PRECASE) da Guiné-Bissau visa o aumento dos padrões de qualidade da educação e da aprendizagem nos subsistemas pré- escolar, ensino básico e secundário na Guiné-Bissau.
Projetos Pedagógicos
- Aprendizagens da História – Guiões didático-pedagógicos
O “Aprendizagens da História” é a compilação de propostas pedagógicas que resultam num E-Book anual, de temática diferente em cada ano
letivo, resultantes de projetos desenvolvidos por estudantes da ESE/IPS no âmbito da História e da Didática da História.
- Direitos Humanos e Democracia (DHD)
A Educação para os Direitos Humanos e Democracia visa capacitar as pessoas para participar na construção e defesa de uma cultura universal que promova e proteja os direitos humanos e as liberdades fundamentais.
- First School First Robot
Parceria realizada entre a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e o Colégio Atlântico, com o objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento computacional e da robótica educativa junto dos educadores de infância e dos professores do primeiro ciclo do referido colégio.
- Flash IPS
O Flash IPS, programa de rádio do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) promove a atividade e as iniciativas desenvolvidas pela instituição e pelas suas escolas.
- IPStv
A IPStv é um projeto do Instituto Politécnico de Setúbal cujo principal objetivo é proporcionar aos estudantes a oportunidade de adquirem competências, em contexto profissional, ao nível da literacia visual e da linguagem audiovisual.
- Programar o Futuro
“A nossa realidade é cada vez mais digital e torna-se fundamental proporcionar a todos os cidadãos os recursos e oportunidades necessários para assegurar o domínio das novas tecnologias, por forma a garantir a sua participação plena e ativa na sociedade.”
- Roteiro para uma Educação Antirracista
O Roteiro Antirracista visa contribuir para um entendimento do racismo enquanto relação de forças, historicamente construída, que estrutura as sociedades “pós-coloniais” e que dificultam a concretização de um projeto de sociedade e cidadania democráticas.
O Projeto Teatro IPS/Teatro do Politécnico integra as atividades de cariz cultural, artístico e social preconizadas pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).
Privilegiando dinâmicas e processos exploratórios, de partilha, de diálogo e de trabalho em equipa, esta iniciativa visa promover a participação e o envolvimento dos membros da comunidade IPS, integrando estudantes, pessoal docente e não docente, membros da rede alumni e funcionários docentes e não docentes aposentados, com o intuito de potenciar o seu desenvolvimento pessoal, social, cultural, artístico e profissional através da mobilização integrada das linguagens artísticas, em particular do teatro e das artes performativas, enquanto potenciadoras de interpretação, compreensão, expressão, comunicação, socialização, criação e performance.