INVESTIGAR E AVALIAR O PROJETO RECRIAR-SE


O projeto artístico e social Recriar-se, iniciado em 2014 e desenvolvido no Centro Social de S. Francisco Xavier (CSSFX), da Cáritas Diocesana de Setúbal, atualmente entidade coordenadora do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) de Setúbal, é um projeto de capacitação singular. Envolve diferentes práticas artísticas, a música, a fotografia e as artes visuais, em que através de processos colaborativos, se procura reconstruir percursos de vida, criando condições para o empoderamento e inclusão dos participantes, homens e mulheres em situações de sem abrigo.

O trabalho de investigação e de avaliação do Recriar-se, desenvolvido entre setembro de 2021 e dezembro de 2023, debruçou-se sobre a relação entre as formas de arte, a inclusão social e o bem-estar, tendo como objetivos:

a) compreender como é percecionada e apropriada, por parte de sujeitos, a sua participação num projeto artístico;

b) identificar estratégias e práticas artísticas que contribuem para os processos de empoderamento, inserção social e bem-estar dos atores;

c) avaliar o trabalho realizado nas suas dimensões artísticas, intervenção psicossocial e organizacional;

d) produzir e disseminar conhecimento sobre uma realidade que tem sido pouco estudada no contexto nacional e internacional.

A investigação realizada conduziu à elaboração de quatro e-books e um documentário de natureza e pressupostos diferenciados, interdependentes e complementares entre si. Um e-book de natureza académico-científica, “Práticas  Artísticas, Envolvimento e Bem-Estar – O Projeto Recriar-se” que integra  o enquadramento teórico do Projeto de investigação, a descrição do Projeto, e a apresentação e discussão dos seus contributos e desafios e os outros três relacionados com a Música, “O Projeto Recriar-se - Música: As práticas musicais e o voltar a sentir-se pessoa”; com a Fotografia “O Projeto Recriar-se -Fotografia: o olhar que vê” e com as Artes Plásticas, “O Projeto Recriar-se – Artes Plásticas: Desenhar e Pintar para lá do que se vê”. Por seu lado, o documentário, “Recriar-se: Ter Voz e Sonhar”, elaborado a partir de material cedido pelo Centro Social S. Francisco Xavier, Cáritas Diocesana de Setúbal, através de um conjunto alargado de fotografias, de gravações de sessões, de espetáculos e de exposições realizados no âmbito do Projeto, procura dar-nos um outro olhar sobre a singularidade do Projeto.
 

Entidade coordenadora: Escola Superior de Educação / IPS
Parceiros: Escola Superior de Educação / IPS, Centro Social de S. Francisco Xavier (CSSFX), da Cáritas Diocesana de Setúbal
Equipa de Investigação da ESE: António Ângelo Vasconcelos; Ana Luísa Oliveira Pires e Gina C. Lemos
Projeto