Descobrir e explorar a Estatística de forma lúdica|Aula Aberta|11 dez’24|10h|Anfiteatro ESTSetúbal

 


 

Descobrir e explorar a Estatística de forma lúdica e divertida!
Exemplos práticos para a formação de professores

A Estatística, enquanto ciência dos dados, é fundamental para entender e interpretar o mundo e os vários desafios que nos são colocados numa sociedade cada vez mais tecnológica e em constante mudança. A literacia estatística promove o desenvolvimento de capacidades e competências essenciais, tais como, o pensamento crítico e a resolução de problemas, que permitem uma compreensão mais global e tomada de decisões conscientes, por parte das crianças e dos alunos. Assim, torna-se crucial que o ensino e aprendizagem da Estatística vá além de procedimentos técnicos e mecanizados, desenvolvendo práticas que promovam uma aprendizagem significativa.
Esta aula pretende apresentar e discutir algumas propostas de trabalho que exemplificam como a aprendizagem da Estatística pode ser incluída e tornar-se relevante ao longo do processo de formação das crianças e dos alunos.

 

Breve biografia

Ricardo Machado – Professor convidado na Escola Superior de Educação de Lisboa, é doutorado em Ciências da Educação e licenciado em Ensino da Matemática, com 2 mestrados relacionados com Matemática e Estatística. Tem formação em Braille. Leciona UC no âmbito da Matemática, Estatística e Educação Matemática. Foi assistente de investigação de diversos projetos, internacionais e nacionais. É membro do centro de investigação CICS.NOVA. Interesses de investigação: ensino e aprendizagem da Matemática e da Estatística; trabalho colaborativo; formação inicial e contínua de professores.