Multissensorialidade e tecnologias digitais

 

 

  • Silva, M. J. (2024). Multissensorialidade e tecnologias digitais em educação ambiental. Instituto Politécnico de Lisboa.
     

“Este livro destina-se a docentes e outros/as agentes educativos/as com intervenção nos domínios da Educação Ambiental, mas também da Educação em Ciências e Tecnologia e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

São apresentadas e analisadas estratégias e casos de exploração ambiental multissensorial, com uso de tecnologias digitais, no contexto da resolução participativa de problemas reais dos sistemas ambientais escolares. As tecnologias digitais são utilizadas como meios de extensão dos sentidos humanos, apoiando as crianças na realização de práticas de cidadania ambiental em contexto, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento dessa mesma cidadania e da subjacente literacia ambiental dos/as participantes.

O Modelo EcoSalvings que resultou da análise de múltiplos estudos de caso, com estudantes de todos os níveis de ensino, é também apresentado, constituindo uma ferramenta útil para a criação de sequências didática de utilização dos sentidos, em conjunto com sensores eletrónicos, na exploração e resolução de problemas em Educação Ambiental.”