Back


 

  • Goldschmied, E., & Jackson, S. (2023). Pessoas com menos de três anos: Educar e cuidar em creche. Associação de Profissionais de Educação de Infância.

“O nosso conhecimento sobre como as crianças aprendem e se desenvolvem tem aumentado em grande escala, nos últimos anos, uma vez que psicólogos e neurocientistas desenvolvem formas cada vez mais sofisticadas de observação e estudo do comportamento de bebés desde os seus primeiros momentos no mundo.

Muita investigação em desenvolvimento e aprendizagem nos primeiros anos, muito relevante para profissionais de creche, permanece enterrada em revistas académicas e manuais ou é escrita de forma muito abstrata. Até agora, as profissionais de creche têm recebido pouca orientação sobre como devem mudar a sua ação à luz deste novo conhecimento.

Procuramos que este se torne mais acessível, mostrando como se relaciona com a prática diária em contextos de educação de infância, tanto a nível de gestão como na ação direta com crianças e pais. Nos seguintes capítulos, avançamos com a perspetiva de que todos os aspetos do contexto de creche podem contribuir significativamente para o bem-estar emocional das crianças e a sua educação, no sentido mais amplo.

O livro foca-se nos primeiros três anos porque muito pouco foi escrito acerca desta faixa etária, em comparação com a literatura extensa que existe para a educação em jardim-de-infância, envolvendo crianças mais velhas. O seu propósito é que seja de utilização prática para pessoas dos mais variados níveis: para aquelas que trabalham diretamente com crianças, dia após dia, em centros ou nas suas próprias casas, e para gestores e diretores de serviços de creches. Também será relevante para aqueles cujo trabalho é estabelecer e manter padrões (de qualidade), administradores, trabalhadores comunitários e para o vasto leque de especialistas envolvidos com crianças e as suas famílias.

Acreditamos que é essencial para este segundo grupo de pessoas, que normalmente trabalha menos próximo das crianças, compreender como a experiência destas é afetada pelas decisões administrativas e de gestão, que estão fora do controlo das profissionais em ação direta.

Das criadoras do conceito do das criadoras do brincar heurístico, uma obra absolutamente fundamental na compreensão da pedagogia na infância.”

 

Visão Geral da Privacidade
Escola Superior de Educação - ESE/IPS

Este site utiliza cookies para lhe oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e permitem funcionalidades como reconhecê-lo quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções que considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos guardar as suas preferências de configuração de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site utiliza o Google Analytics para recolher informação anónima, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso website.