Pessoas com menos de três anos
- Goldschmied, E., & Jackson, S. (2023). Pessoas com menos de três anos: Educar e cuidar em creche. Associação de Profissionais de Educação de Infância.
“O nosso conhecimento sobre como as crianças aprendem e se desenvolvem tem aumentado em grande escala, nos últimos anos, uma vez que psicólogos e neurocientistas desenvolvem formas cada vez mais sofisticadas de observação e estudo do comportamento de bebés desde os seus primeiros momentos no mundo.
Muita investigação em desenvolvimento e aprendizagem nos primeiros anos, muito relevante para profissionais de creche, permanece enterrada em revistas académicas e manuais ou é escrita de forma muito abstrata. Até agora, as profissionais de creche têm recebido pouca orientação sobre como devem mudar a sua ação à luz deste novo conhecimento.
Procuramos que este se torne mais acessível, mostrando como se relaciona com a prática diária em contextos de educação de infância, tanto a nível de gestão como na ação direta com crianças e pais. Nos seguintes capítulos, avançamos com a perspetiva de que todos os aspetos do contexto de creche podem contribuir significativamente para o bem-estar emocional das crianças e a sua educação, no sentido mais amplo.
O livro foca-se nos primeiros três anos porque muito pouco foi escrito acerca desta faixa etária, em comparação com a literatura extensa que existe para a educação em jardim-de-infância, envolvendo crianças mais velhas. O seu propósito é que seja de utilização prática para pessoas dos mais variados níveis: para aquelas que trabalham diretamente com crianças, dia após dia, em centros ou nas suas próprias casas, e para gestores e diretores de serviços de creches. Também será relevante para aqueles cujo trabalho é estabelecer e manter padrões (de qualidade), administradores, trabalhadores comunitários e para o vasto leque de especialistas envolvidos com crianças e as suas famílias.
Acreditamos que é essencial para este segundo grupo de pessoas, que normalmente trabalha menos próximo das crianças, compreender como a experiência destas é afetada pelas decisões administrativas e de gestão, que estão fora do controlo das profissionais em ação direta.
Das criadoras do conceito do das criadoras do brincar heurístico, uma obra absolutamente fundamental na compreensão da pedagogia na infância.”