Pedagogia e afetividade na educação
- Quiñones, G., Li, L., & Ridgway, A. (2023). Pedagogia e afetividade na educação de crianças até aos três anos. Associação de Profissionais de Educação de Infância.
“Como encontrar as palavras para descrever, compreender e desenvolver uma investigação que fundamente uma pedagogia para crianças pequenas, que se expressam, mas ainda não falam, cujos mundos são marcados por humores, emoções e tonalidades afetivas da interação?
No seu livro cheio de entusiasmo e extremamente importante, Pedagogia e Afetividade na Educação de Crianças Até aos Três Anos, Gloria Quiñones, Liang Li, e Avis Ridgway apresentam três aspetos da educação de infância ainda pouco investigados e teorizados: crianças com menos de três anos, mundo dos afetos e pedagogia.
Adotando uma perspetiva histórico-cultural e holística, as autoras expõem e analisam as relações afetivas entre crianças e educadoras numa grande diversidade de contextos de atividade.
O livro descreve os ambientes complexos e dinâmicos em que crianças e educadoras constroem relações, e convida o/a leitor/a a pensar e repensar as implicações da pedagogia de crianças até aos três anos.”