Artes
Sigla: ART
Responsável: Joana Matos
Email: coord.artesnull@ese.ips.pt
Telefone: 265 710 800
Descrição
O Departamento de Artes é uma estrutura de coordenação, orientação e produção científica e artística, pedagógica e técnica dos (das) docentes que o integram. Compete-lhe assegurar a continuidade e a qualidade da intervenção do seu corpo docente nos planos do ensino, da investigação, do desenvolvimento curricular, da extensão cultural, educativa e técnica, da criação e divulgação em cada um dos domínios de atividade da ESE/IPS e do IPS e da prestação de serviços à comunidade.
São órgãos permanentes do Departamento de Artes o Plenário, a Comissão Científica e o(a) Coordenador(a).
O Departamento de Artes desenvolve as suas atividades letivas, de investigação e de intervenção formativa e artística em torno de dois grandes eixos: o da leccionação em diferentes cursos da ESE/IPS nas áreas relacionadas com as artes audiovisuais e performativas nos campos e domínios dos cursos de cursos técnicos superiores especializados, de 1º e 2º ciclos, das formações pós-graduadas e dos programas de formação contínua ministrados na ESE; o da criação artística, intervenção comunitária, produção e divulgação do conhecimento científico de diferentes áreas no domínio das Artes e da Educação Artística.
De acordo com o Regimento as Áreas científicas/disciplinares do Departamento são:
- Prática, criação e experimentação artística. Integra áreas do saber relacionadas com as práticas de criação, experimentação, produção, edição e realização artística de diferentes tipologias disciplinares e transdisciplinares no âmbito das artes;
- Artes, educação e cultura. Integra áreas do saber relacionadas com a compreensão e análise dos diferentes tipos de problemáticas relacionadas com a educação artística e educação para a cultura, a formação, a animação e o desenvolvimento;
- Teorias, estéticas e culturas artísticas. Integra áreas do saber ligadas à compreensão e análise dos diferentes tipos de teorias, estéticas e culturas artísticas enquanto processos históricos, sociais, artísticos e comunicacionais.