1ª Sessão do Roteiro para uma Educação Antirracista | 22 março’24 | 10h30 | Anfiteatro ESE
O Roteiro para uma Educação Antirracista está de volta, para uma 4ª edição dedicada ao 25 de abril e às relações entre racismo e colonialismo. Estes 50 anos de democracia convocam-nos para um balanço de conquistas e desafios do trajeto percorrido no campo da descolonização, se já não tanto do ponto de vista das independências nacionais, das práticas e imaginários que, apesar dos avanços, persistem e que urge continuar a contrariar na sociedade portuguesa.
Nesta 1ª sessão do Roteiro para uma Educação Antirracista 2024 propomos uma reflexão sobre as continuidades coloniais e o eurocentrismo no modo como os manuais escolares representam o processo histórico que conduziu à Revolução dos Cravos. “Descolonizar”, para além do “Democratizar” e “Desenvolver”, era um dos três “D” do 25 de Abril. Mas quão efetivo foi o processo de “descolonização” do ponto de vista das práticas e imaginários nas escolas portuguesas? De que modo o eurocentrismo nos manuais de Estudo do Meio e de História e Geografia de Portugal reproduz o racismo no Portugal contemporâneo? Para responder a estas questões apresentamos um vídeo feito por estudantes da licenciatura em Educação Básica (ESE/IPS) sobre os manuais escolares e dinamizamos uma conversa com professores de História (Ensino Básico e Secundário) sobre o tema.
O Grupo e as Famílias como Promotoras da Construção da Cidadania | Aula Aberta | 20 março’24 | 18h | Zoom
um grupo de 25 crianças, o exercício da cidadania acontece em sala nos vários momentos do dia. A comunicação pretende expor de que forma, partindo do dia-a-dia do grupo, dos interesses das crianças e partilhas das famílias, estes valores – o respeito, a empatia, a solidariedade – contribuem para a formação das crianças e do grupo enquanto cidadãos do mundo. O projeto de limpeza da mata de Alvalade, a relação com os idosos do lar Casa Azul ou com os utentes da APPACDM são alguns dos momentos vividos que tocaram crianças, famílias e comunidade.
Acesso pela código QR na imagem ou pela ligação:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87271567162?pwd=U1Q0cnNmYk1EV3grQ0xDM2ppTi9hUT09
ID da reunião: 872 7156 7162
Senha: 991638
Conceção e Gestão de Projetos Europeus | 20 março’24 | 14h30 | Anfiteatro ESE
A 28 de novembro de 2023, a Comissão Europeia lançou os convites à apresentação de propostas no âmbito do Erasmus+ para 2024.
O apoio do Erasmus+ destina-se a atividades que contribuam para as prioridades do programa nos domínios das escolas, do ensino superior e de adultos, do Ensino e Formação Profissional, bem como da juventude e do desporto.
Todo o programa Erasmus+ 2024 centra-se em quatro prioridades principais, entre as quais a inclusão e a diversidade. As organizações e os próprios participantes com menos oportunidades estão no centro desta prioridade.
Com o Seminário “Conceção e Gestão de Projetos Europeus”, previsto para o dia 20 de março, pelas 14.30h, organizado pela ESE-IPS e pela AidLearn, pretende-se abordar/partilhar um conjunto de conhecimentos relacionados com a pertinência, implementação e avaliação de projetos, saberes e competências, assim como a definição de uma comunicação e imagem eficiente, assente em experiência fundamentada.
(Paulo Nunes, 2024).
O feedback corretivo escrito de futuros professores | Aula Aberta | Mariona Casas-Deseures | 12 março'24 | 13h | Sala 5, ESE
Comemoração do Dia Internacional da Mulher | 8 de março'24 | Anfiteatro ESE | 10h00
Programa (PDF)
PROTEÇÃO | Exposição de António Galrinho | 4 a 15 Março’24 | ESE, Átrio
APDASC Summit 2024 | 02 março’24 | 9h30 | ESE
As inscrições são GRATUITAS, mas obrigatórias, podendo efetuar a inscrição no seguinte formulário: https://forms.gle/QQvEhpTcoJvp4v398
Todas as informações encontram-se no site da APDASC em APDASC SUMMIT – APDASC