Performance | Liberdade – 50 Anos não chegam | 24 abril’24 | 14h00 | Átrio da ESE
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril os/as estudantes do 1.º ano da licenciatura em Animação Sociocultural trazem ao átrio da ESE uma performance que é simultaneamente uma celebração, um repto e uma faísca de esperança.
Há futuro na publicidade? Perguntem ao ChatGPT | Aula Aberta | 23 abril´2024 | 14h30 | Anfiteatro, ESE
Trabalhar numa Agência de Publicidade na era da Inteligência Artificial é o tema da Aula Aberta organizada pelo curso de Comunicação Social – IPS no âmbito da UC Contextos Profissionais. O convidado é o publicitário João Navarro, da agência NOSSA. A sessão decorre no dia 23 de abril, entre as 14h30 e as 16h no anfiteatro da Escola Superior de Educação – IPS. Na sua intervenção, João Navarro falará sobre como é trabalhar numa agência de publicidade, como funciona, quem faz o quê, as ferramentas, o papel da inteligência artificial, o perfil de publicitário, o mercado, os prémios, as referências e as campanhas, refletindo sobre motivações e desafios.
Orador: João Navarro
Organização: Unidade Curricular de Contextos Profissionais da Licenciatura em Comunicação Social
Plataforma: Colibri Zoom
Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/2805591935?pwd=d0VtdVFHYWZnTmUwcG56R3ltZEpJZz09
Jogos Lúdicos e Pedagógicos: Despertar o prazer de aprender | Aula Aberta | 23 abril’24 | 11h30-13h30 | Auditório 2, ESTS
Os Jogos Lúdicos e Pedagógicos contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano e são uma ferramenta poderosa para despertar o prazer de aprender em crianças e adultos. Para além de facilitarem as aprendizagens, contribuem para o seu desenvolvimento social, pessoal e cultural. Nesta Aula Aberta, os convidados irão partilhar projetos e experiências práticas neste âmbito.
Dia das Ciências do Desporto, Despertar o Ser Humano | 23 abril'2024 | 9h30 | Anfiteatro, ESE
2ª Sessão do Roteiro para uma Educação Antirracista | 18 abril’24 | 10h30 – 12h30 | Anfiteatro ESE
“Curtas sobre nós”
A 2ª sessão do Roteiro para uma Educação Antirracista 2024, integrada na Semana da Comunicação da ESE, acontece a 18 de abril, às 10h30, no anfiteatro da ESE/IPS.
Nesta sessão vão ser exibidos projetos audiovisuais, realizados por estudantes e ex-estudantes da ESE/IPS, que refletem e falam de diferentes formas discriminação, fazem relatos sobre subjetividade racializada, segregação territorial e outros aspetos da vivência do racismo.
São curtas-metragens elaboradas em contexto formativo que conseguiram ultrapassar o âmbito do enunciado: ganharam o poder de nos interpelar enquanto comunidade responsável no combate ao racismo.
À sua exibição seguir-se-á uma conversa com autores/as e público.
Quando a observação se torna história: eu observo… tu observas… elas (as crianças) observam… | Aula Aberta | 17 abril’24 | 18h00 | Online
30 ANOS DE ESTÓRIAS EM COMUNICAÇÃO SOCIAL | Lançamento do livro | 16 abril’2024 | 10h30 | Anfiteatro, ESE
O Curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal celebra 30 anos de vida. As memórias de quem pela ESE passou, ficam agora eternizadas numa edição comemorativa realizada pelos estudantes de Produção de Texto Jornalístico. A publicação especial, coordenada editorialmente pelo Professor Ricardo Nunes será lançada no próximo dia 16 de Abril, por ocasião da 10ª edição da Semana da Comunicação Social. O livro enaltece diplomados, bem como os coordenadores de curso, que foram liderando o curso nestes anos de existência, desde a professora Regina Marques, a sua fundadora e primeira coordenadora, até à professora Lídia Marôpo, que atualmente assume estas funções. Em cada página é possível reviver os últimos 30 anos de estórias, onde se registam as lembranças de quem jamais esquecerá aprendizagens e vivências no Campus da ESE-IPS. Estes são os primeiros 30 anos do curso de Comunicação Social!
- Nunes, R. (Coord.). (2024). 30 Anos de estórias em comunicação social. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. (PDF)
Exposição Virtual | Frente & Verso da Comunicação. Da investigação ao Design 3.0 | Inauguração 15 abril'24
A exposição virtual 'Frente & Verso da Comunicação. Da investigação ao Design 3.0', inaugurada a 15.04.2024, cumpre três desígnios: comunicar, contribuir e celebrar.
Comunicar a conclusão de duas unidades curriculares (uc), através da mostra dos produtos elaborados pelos seus estudantes. Contribuir para a sustentabilidade ambiental ao recorrer a um suporte exclusivamente em formato digital. E, finalmente, celebrar o curso de Comunicação Social integrando o programa da 10ª edição da Semana da Comunicação Social.
Duas uc dão o mote: ‘Design Gráfico’, com as suas releituras visuais do cinema e ‘Seminário de Investigação e Projeto de Comunicação’ em que se recorre a posters académicos para, a partir de um projeto de investigação, refletir em torno de 3 temas: questões ambientais, questões de consumo e o racismo em Portugal.
Pelo terceiro ano consecutivo esta exposição está disponível através do link https://exposicaofrenteeverso.wordpress.com que também permite aceder às edições anteriores, num trabalho de colaboração dos docentes Milton Cappelletti e Alcina Dourado.
Exposição | 30 ANOS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E «DA COMUNICAÇÃO À IMPRESSÃO VI» |15 a 26 abril’24 | Átrio da ESE
Duas exposições mostram a vitalidade do jornalismo
Durante duas semanas, de 15 a 26 de Abril, o átrio da Escola Superior de Educação do IPS recebe as exposições «30 anos do Curso de Comunicação Social» e «PerfilLocal, Da Comunicação à Impressão VI". Visualmente, e ao longo de duas dezenas de painéis, são mostrados os projetos, evidenciando-se a qualidade da escrita através de uma estética diferenciada. Ambas foram concebidas no âmbito de Produção de Texto Jornalístico, do curso de Comunicação Social, sob a responsabilidade do Professor Ricardo Nunes.
A REVISTA QUE NÃO FOI REVISTA, a nova edição da Perfil Local VI | 15 abril’2024 | 12h-13h | Anfiteatro, ESE
A nova edição da Perfil Local
«50 anos do 25 de Abril» é o tema maior da 6ª edição da revista PerfilLocal, realizada pelos estudantes de Produção de Texto Jornalístico do curso de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Setúbal. Este projeto editorial, coordenado pelo Professor Ricardo Nunes vai ser apresentado dia 15 de Abril, no decorrer da 10ª Semana da Comunicação Social.
Em mais de 60 reportagens e ao longo de 160 páginas, a PerfilLocal conta estórias emocionantes de pessoas de todos os concelhos do distrito de Setúbal, reunindo um expressivo e diversificado conjunto de testemunhos. Para além disto, é possível mergulhar na estória do Coronel Vasco Lourenço, figura emblemática da Revolução dos Cravos, através de um impressionante relato. Ao longo dos anos esta revista, laboratório jornalístico por excelência, já desenvolveu edições temáticas tais como “Teatro em Setúbal”; “O VIH/SIDA em Setúbal”; “Olhares sobre a pandemia no distrito de Setúbal”; e a última edição “Cultura com/vida em Setúbal”. Projetos como este têm uma importância capital naquilo que é a formação dos jornalistas já que procura reproduzir as mesmas lógicas de funcionamento de uma redação, proporcionando uma experiência imersiva nas práticas profissionais.
10ª Semana da Comunicação Social 2024: 30 anos de comunicação em 50 de liberdade | 15 a 19 abril’2024 | ESE
25 de Abril, 50 Anos | Programa Comemorativo
Na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal existe uma longa tradição de comemoração do aniversário da revolução de Abril, momento inesquecível da instauração da democracia em Portugal. Ao longo dos nossos quase 39 anos de existência, foram muitos e diversificados os eventos idealizados para as sucessivas comemorações desta efeméride, dinamizados pelo Conselho Pedagógico da ESE/IPS, pelos Conselhos Diretivos (posteriormente Direções) e pela comunidade.
50 anos após o 25 de abril de 1974, não poderíamos deixar de comemorar um aniversário tão emblemático e significativo, assumindo, neste momento, ainda maior significado, considerando as mudanças políticas recentes e a necessidade de se continuar a defender os valores de Abril, no conhecimento e preservação dos direitos conquistados.
Considerámos, assim, que para uma comemoração com esta importância, apenas um evento não seria suficiente. Desafiámos a comunidade a participar coletivamente nesta celebração, imersos no espírito de Abril e na colaboração em prol de um objetivo comum, o conhecimento histórico do significado desta revolução, para que não seja mais um feriado e sim uma conquista adquirida.
O programa aqui apresentado é o resultado do desejo da comunidade académica em partilhar coletivamente o que foi, o que é e o que poderá vir a ser Abril, apresentado num conjunto de atividades e eventos a decorrer ao longo dos próximos meses. Não é um programa fechado e será enriquecido brevemente com mais eventos científicos, artísticos e culturais, pois assim é Abril, uma construção em progresso.
Mariana Pinto
(Presidente do Conselho Pedagógico da ESE/IPS)
João Pires
(Diretor da ESE/IPS)
Calendarização
Março
– 22 março
4ª Edição do ROTEIRO para uma EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: Descolonizar o 25 de Abril nos Manuais Escolares de História – Reflexão sobre as continuidades coloniais e o eurocentrismo no modo como os manuais escolares representam o processo histórico que conduziu à Revolução dos Cravos.
Abril
– 15 Abril a 19 Abril
10ª Semana da Comunicação Social
A Licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal organiza, de 15 a 19 de abril, a 10ª Semana da Comunicação Social, com o tema 30 Anos de Comunicação em 50 de Liberdade, em comemoração simultaneamente aos 30 anos do curso e aos 50 anos do 25 de abril. A semana consiste na realização de conferências, workshops, mesas-redondas e exposições, reunindo profissionais da área, investigadores e personalidades da política e da cultura. A iniciativa é realizada em parceria com os estudantes de Comunicação Social, que são também o principal público do evento.
– 15 Abril a 26 Abril
Exposição “Perfil Local”, no âmbito da 10ª Semana da Comunicação Social.
– 18 Abril
4ª Edição do ROTEIRO para uma EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: Curtas de Nós e dos Outros (10h30 – sessão integrada na Semana da Comunicação Social) – Exibição de curtas-metragens feitas por atuais e antigos/as estudantes da ESE/IPS seguida de discussão com o público e autores/as.
– 23 abril
Dia Aberto das Ciências do Desporto – com a inclusão de conferência “As Conquistas de Abril e o Desporto: A Emergência do Reconhecimento da Pessoa Humana”.
– 24 abril
Performance do 1.º ano de Animação Sociocultural intitulado "LIberdade-50 anos não chegam”. Às 14h00 no átrio da ESE.
– 29 abril a 10 maio
Exposição “Paredes Limpas, Povo Mudo”
Maio
– 3 maio
4ª Edição do ROTEIRO para uma EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: Ocupação Poética: Liberdade e Libertação(10h30) – Um Roteiro para ocupar a Escola com poesia.
– 15 maio
4ª Edição do ROTEIRO para uma EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA (hora – a confirmar) : As (in)diferenças da presença do racismo no contexto pós-colonial vs. contexto contemporâneo – Testemunhos e debate sobre o racismo no desporto pré e pós 25 de Abril.
– 17 de maio
Apresentação da coleção de livros "Missão democracia" da Assembleia da República. No anfiteatro, entre às 14h00 e as 15h30, com a presença da responsável pela curadoria editorial da coleção, Dora Batalim, com representantes da equipa da Assembleia da República e com um/a dos/as autores/as (a confirmar).
– 20 maio (a 3 de junho)
Exposição “O 25 de abril visto pelas crianças”
Trabalhos realizados em parceria por estudantes do 1º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar, Educadoras cooperantes e crianças de vários Jardins de Infância da região de Setúbal.
– 28 maio
4ª Edição do ROTEIRO para uma EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA (hora – a confirmar): Amílcar Cabral – o último discurso. – Estudantes do 3º ano da Licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa realizarão o projeto pioneiro de interpretação, para Língua Gestual Portuguesa, do último discurso de Amílcar Cabral.
Seminário Celebrar Abril: o papel dos animadores socioculturais na construção da Democracia -Obreiros e mestres- (9h30) organizado pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Licenciatura em Animação Sociocultural.
Junho
– 6 junho
4ª Edição do ROTEIRO para uma EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA (hora – a confirmar): Educação e (anti)colonialismo – a obra de Paulo Freire. – Conferência com Isabel Madeira, Maria João Mogarro e Sónia Borges.
Prova Documental de Acesso aos Mestrados Profissionalizantes | Inscrições com início a 9 abril'24
Consulte a Pauta de Resultados – 1ª Fase
Consulte a Pauta de Resultados – 2ª Fase
Quando a avaliação tem dias marcados no calendário | Aula Aberta | 11 abril’24 | 17h30 | Sala 5, ESE
As Artes no 2º Ciclo do Ensino Básico | Aula Aberta | 10 abril’24 | 10h30 – 12h00h | Anfiteatro, ESE
Exercise and Health International Conferences | Seminários ESE | 9-12 abril'24 | 9h | ESE e via Zoom
Inscrições: https://forms.office.com/e/9dqYH5ZTrA
Gratuito e Hibrido (ESE e via Zoom): https://videoconf-colibri.zoom.us/j99166923167
As credenciais de acesso serão fornecidas aquando da inscrição.
Museu da Farinha, património com afetos | Aula Aberta | 9 abril’24 | 16h – 18h | Sala 5, ESE
Educação de Surdos, inclusão e direito linguístico: a atuação e formação de tradutores e intérpretes de LIBRAS no Brasil | Aula Aberta | 9 abril’24 | 16h | Auditório ESE
O exercício da profissão de jornalista como correspondente estrangeiro|Aula Aberta|9 abril’24|14h30h|Sala 2 e via Zoom
O trabalho como correspondente estrangeiro em Portugal é o tema da Aula Aberta organizada pelo curso de Comunicação Social – IPS no âmbito da UC Contextos Profissionais. O convidado é o jornalista Jair Rattner. A sessão decorre no dia 9 de abril, entre as 14h30 e as 16h na sala 2 da Escola Superior de Educação – IPS. Na sua intervenção Jair Rattner focará nas práticas do exercício da profissão de jornalista, no seu percurso profissional, com ênfase para os mais de 30 anos como correspondente estrangeiro, refletindo sobre motivações e benefícios, assim como desafios e estratégias.
Orador: Jair Rattner
Organização: Unidade Curricular de Contextos Profissionais da Licenciatura em Comunicação Social
Plataforma: Colibri Zoom
Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/2805591935?pwd=d0VtdVFHYWZnTmUwcG56R3ltZEpJZz09
Liga Extraordinária dos Futuros Intérpretes 2024 | 4 e 5 abril’24 | ESE de Coimbra
Nos próximos dias 4 e 5 de abril, a Liga Extraordinária dos Futuros Intérpretes continua a sua jornada. Este intercâmbio entre a ESE de Setúbal e a ESE de Coimbra nasceu no âmbito da celebração dos 25 anos do curso de Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, onde decorreu pela primeira vez, no ano passado. Desta vez, os estudantes da ESE de Setúbal embarcam numa visita à ESE de Coimbra, num emocionante intercâmbio na área de Interpretação de LGP.
Esta segunda edição da Liga promete ficar marcada na memória de todos os participantes, com atividades que combinam diversão e aprendizagem. Contemplando desde actividades surpresa nos estúdios de LGP, passando por momentos de convívio com muita Língua Gestual Portuguesa. Na sexta-feira, terá lugar o Ciclo de Conversas "Experiências para Partilhar" organizado pela ESE de Coimbra e que estará integrado na Liga Extraordinária dos Futuros Intérpretes, onde constarão apresentações de vários profissionais de relevo na área da interpretação de Língua Gestual Portuguesa.
Os estudantes da ESE de Setúbal e da ESE de Coimbra irão ser protagonistas deste encontro que irá enriquecer os seus conhecimentos e proporcionar momentos inesquecíveis!
Programa (PDF)
Youth and Digital Wellbeing | Open Class | April 3rd, 2024 | 13h30 | Room S15, ESE
Fragmentos de uma proposta de articulação curricular com o apoio do ChatGpt | Exposição de pósteres | 3 – 9 abril’24 | Átrio, ESE
Investigar e ensinar na área da Comunicação Social | 2 abril’24 | 14h30 | Sala 2, ESE e Zoom
A investigação e a docência no ensino superior como profissão é o tema da Aula Aberta organizada pelo curso de Comunicação Social – IPS no âmbito da UC Contextos Profissionais. A convidada é a investigadora e professora Ana Jorge. A sessão decorre no dia 2 de abril, entre as 14h30 e as 16h na sala 2 da Escola Superior de Educação – IPS. A sessão focará no percurso académico na área da Comunicação refletindo sobre motivação e benefícios, mas também desafios e estratégias. A sessão procurará ser interativa, levando os estudantes a questionar e questionar-se.
Oradora: Ana Jorge
Organização: Unidade Curricular de Contextos Profissionais da Licenciatura em Comunicação Social
Plataforma: Colibri Zoom
Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/2805591935?pwd=d0VtdVFHYWZnTmUwcG56R3ltZEpJZz09
Exposição Bibliográfica | 25 de Abril-50 Anos de Democracia em Portugal | 1-30 abril’24 | Biblioteca ESE
“A Revolução de 25 de Abril de 1974 marca o início da vida democrática em Portugal. O golpe militar conduzido pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) põe termo ao regime autoritário do Estado Novo abrindo caminho para a resolução do problema da guerra colonial e para a democratização e o desenvolvimento do país.
O período pós-revolucionário é marcado por um clima de tensão e instabilidade políticas que se traduz na constituição de seis governos provisórios entre maio de 1974 e julho de 1976.
A 28 de setembro de 1974, o confronto entre a designada “maioria silenciosa” de direita e a esquerda, apoiada pela Comissão Coordenadora do MFA, resulta na demissão do general Spínola do cargo de Presidente da República e no reforço do domínio político dos militares e da esquerda, que seria confirmado com o fracasso do golpe de 11 de março de 1975.
A Junta de Salvação Nacional e o Conselho de Estado, criados após o 25 de Abril, são substituídos pelo Conselho da Revolução que inicia de imediato uma política de nacionalizações dos vários sectores económicos.
O processo de descolonização está no centro da política nacional. Entre 1974 e 1975, Portugal reconhece a independência das antigas colónias – Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola – e irá posteriormente receber e integrar os portugueses retornados destes territórios.”
In:
Assembleia da República (2021). A construção da democracia (1974-1976): Os primeiros anos após a Revolução de 25 de Abril. Comunicar: Boletim da Assembleia da República. https://app.parlamento.pt/comunicar/V1/202104/72/artigos/art2.html