O Meu Lugar nas Coisas – Arte e Acção Política | 1ª sessão X Ciclo de Aulas Abertas Fala-me de Cultura
- Categorias Eventos
- Data 17/11/2025
20 novembro de 2025, 10h00, Anfiteatro da ESE-IPS
“O Meu Lugar nas Coisas – Arte e Acção Política” é o título da primeira sessão do X Ciclo de Aulas Abertas Fala-me de Cultura. A aula será lecionada por Pedro Penilo, ativista, professor e artista plástico que falará sobre a interseção entre o fazer artístico e o ativismo na esfera cultural.
Pedro Penilo (Lisboa, 1964) é artista, professor, ativista e membro do núcleo fundador do Manifesto em defesa da Cultura (2011). Frequentou a Escola Artística António Arroio (1977-84). Obteve o grau de Mestre em Artes Plásticas – Criação Intermédia, da Academia de Artes Plásticas de Praga, cidade onde estudou e viveu de 1988 a 1999. Foi ator, fotógrafo, redator, desenhador gráfico, ilustrador, criativo publicitário, cenógrafo, professor e coordenador de projetos de arte e de intervenção social. Expôs em Praga, Ostrava, Zlín, Budapeste, Berlim, Basileia, Bona, Nova Iorque, Lisboa e outras. Nos últimos anos, destacam-se os seus projetos: Manual de Acção Política (2021-22); Aldeia Poema, intervenção na aldeia de Santo Amador, Moura (2012-13); 8!8!8! (2008-09); anunciação afeganistão, para a exposição Object Perdu, Plataforma Revólver (2010); duas cenografias para o Teatro Fórum de Moura (2011-12); e o blogue-cartoon Que diz o pivô (2008-2011). É ilustrador permanente da edição portuguesa do Le Monde Diplomatique.
O ciclo de aulas abertas Fala-me de Cultura 2025, realizado no âmbito da Unidade Curricular Indústrias Culturais, do 2º ano da licenciatura em Comunicação Social, tem como propósito retomar a discussão do conceito que dá nome à disciplina e de outros que se lhe associam, tais como, mercadorização da cultura, políticas culturais, democratização e diversidade cultural, contando para isso com a participação de vários convidados que laboram em diversas áreas da produção cultural.
Ao longo de cinco semanas, realizar-se-ão encontros com agentes e criadores culturais, que conversarão sobre a sua experiência, debaterão os tópicos antes enunciados e responderão às questões do público. Destinado preferencialmente aos estudantes de Indústrias Culturais, o X Ciclo Fala-me de Cultura estará aberto a todos os que nele queiram participar, gratuitamente e sem necessidade de inscrição prévia.
