Back

“EDUCAÇÃO E AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU”

7 abril 2025 | Anfiteatro da ESE/IPS | 14h30

 

Esta conferência, no âmbito das comemorações dos 51 anos do 25 de Abril de 1974, dos 45 anos do IPS e dos 40 anos da ESE/IPS, pretende promover a reflexão sobre o impacto da revolução na educação e a sua influência na nossa instituição e na região.

Consideramos essencial discutir o papel da educação e da nossa instituição na promoção da liberdade individual e social, abordando questões como democracia, equidade, inclusão e inovação educativa, bem como a história da nossa ESE.

Participarão como palestrantes a professora Carla Guerreiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, a professora doutora Cristina Gomes da Silva, do departamento de Ciências Sociais da ESE/IPS e a professora doutora Ana Maria Pessoa, professora aposentada da ESE/IPS.
Moderação da professora doutora Mariana Veiga, Presidente do Conselho Pedagógico da ESE/IPS.

Oradoras

Ana Maria Pessoa 

Nascida em Lisboa, há 67 anos;
Neta de analfabetas, filha de pai/mãe com 4ª classe, mãe regente escolar, 1ª pessoa da família no Ensino Secundário e no Ensino Superior, 1ª pessoa família com mestrado e doutoramento. 1ª pessoa da família – e única, até hoje – professora 2º/3º Ciclo e Secundário e depois, depois 1987, no Ensino Superior. Única na família com filha com doutoramento (Cambridge, Reino Unido).

Formação sempre no Ensino Público – Do Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho (Lisboa) à Licenciatura em História (Lisboa) , Pós-Graduação – Bibliotecária (Coimbra), mestrado e doutoramento em História da Educação/Educação Comparada (Lisboa).

Professora de Francês, de História, de inúmeras outros áreas, durante 45 anos, 37 dos quais na ESE.

Interesses e causas: História da Educação, Educação das mulheres, Didáticas, Cidadania, Feminismo e antirracismo. Militante da “História a partir de baixo”.

Cristina Maria Gomes da Silva
 
61 anos, Socióloga, Doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL (2014), com tese sobre o tema Cidadania e Autoridade na Escola Pública Democrática. Tem trabalho de investigação desenvolvido nas áreas da Sociologia da Educação, da Sociologia da Juventude e da Família.

Em 1989 iniciou a sua atividade na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, tendo trabalhado em várias frentes de trabalho que incluíram formação e investigação. Para além da atividade docente e de investigação, tem pertencido/dirigido vários órgãos estatutários da ESE/IPS.

Entre fevereiro de 2016 e abril de 2018 integrou a equipa dirigente da ESE/IPS como Subdiretora e em maio de 2018 foi eleita para o cargo de Diretora, cujo mandato terminou em 2022.

Entre abril de 2022 e setembro de 2024 integrou a Comissão para a Igualdade do IPS.
Desde julho de 2024 é Coordenadora do Departamento de Ciências Socias e Pedagogia da ESE/IPS.

Fora da ESE/IPS tem desempenhado funções em várias instituições de que se destacam as seguintes: entre março de 2022 e fevereiro de 2024 integrou, por nomeação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o grupo de trabalho técnico de monitorização e acompanhamento de percursos de estudantes dos PALOP e Timor-Leste em Portugal; entre novembro de 2016 e novembro de 2019, por nomeação do Secretário de Estado da Educação, foi representante de Portugal no Conselho da Europa_Projecto de Educação para a Cidadania Democrática e Direitos Humanos e membro da Rede de Especialistas em Políticas de Educação – EPAN_CoE. Foi ainda, entre 1998 e 2000, Cocoordenadora do Sistema de Observação de Percursos de Inserção dos Diplomados do Ensino Superior-ODES, na Direção-Geral do Ensino Superior, e de 2006 a 2010 membro convidado do Observatório de Escolas do ICS-UL.

Carla Alexandra Potrica Guerreiro
 

Data de nascimento: 30 de Junho de 1976
Estado civil: casada
Naturalidade: S. Sebastião, Setúbal
Residência: Setúbal

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Licenciatura no Curso de Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza, pela Escola Superior de Educação de Beja, com média de 14 valores.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Professora do 1º e 2º Ciclo na variante de Matemática e Ciências da Natureza desde 1998. Vereadora na Câmara Municipal de Setúbal, responsável pelos Pelouros dos Recursos Humanos e das Actividades Económicas, eleita pelo PCP, para o mandato 2009/2013; Vereadora na Câmara Municipal de Setúbal, responsável pelo Pelouro do Ambiente e Energia, eleita pelo PCP, para o mandato 2017/2021; Vereadora na Câmara Municipal de Setúbal, responsável pelo Pelouro do Ambiente e Energia, eleita pelo PCP, para o mandato 2017/2021; Vice-Presidente e Vereadora responsável pelos pelouros dos Recursos Humanos, Educação e Bibliotecas e Ambiente e Serviços Urbanos, eleita pelo PCP, para o mandato 2021/2025.