Do Valor Cultural ao Valor Comercial: O Livro na Era da Atenção e dos Algoritmos
- Categorias Eventos
- Data 16/12/2025
18 de dezembro de 2025, 10h00, Anfiteatro da ESE-IPS
“Do valor cultural ao valor comercial: o livro na era da atenção e dos algoritmos” é o título da quarta sessão do X Ciclo de Aulas Abertas Fala-me de Cultura. A aula será lecionada por Beatriz Fernandes, responsável pelo Marketing Digital do Grupo Guerra e Paz Editores, que falará o lugar do livro e das editoras no cenário digital contemporâneo.
Beatriz Fernandes é licenciada em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Estagiou no Cinema São Jorge, na área da Mediação de Públicos, no projeto educativo Afim de Filmes, e colabora com o website de crítica de cinema À pala de Walsh, onde escreve sobre estreias e reposições em sala. Iniciou o seu percurso profissional na Tinta-da-china, editora de livros independente, enquanto assistente de comunicação. Atualmente, é responsável pelo Marketing Digital do Grupo Guerra e Paz — que integra a Guerra & Paz Editores e a Gradiva Publicações —, assumindo a gestão das redes sociais, o desenvolvimento de relações com os criadores de conteúdo digital e a produção de newsletters comerciais.
O ciclo de aulas abertas Fala-me de Cultura 2025, realizado no âmbito da Unidade Curricular Indústrias Culturais, do 2º ano da licenciatura em Comunicação Social, tem como propósito retomar a discussão do conceito que dá nome à disciplina e de outros que se lhe associam, tais como, mercadorização da cultura, políticas culturais, democratização e diversidade cultural, contando para isso com a participação de vários convidados que laboram em diversas áreas da produção cultural.
Ao longo de cinco semanas, realizar-se-ão encontros com agentes e criadores culturais, que conversarão sobre a sua experiência, debaterão os tópicos antes enunciados e responderão às questões do público. Destinado preferencialmente aos estudantes de Indústrias Culturais, o X Ciclo Fala-me de Cultura estará aberto a todos os que nele queiram participar, gratuitamente e sem necessidade de inscrição prévia.
