Instrumentação, Controlo e Gestão Técnica
-
Conhecimentos de Base Recomendados
-
-
Objetivos
É objectivo desta unidade curricular dar aos alunos os conhecimentos necessários para compreender como funcionam os sistemas de automação e controlo em edifícos (SACE).
É objectivo desta UC que os alunos passem a conhecer os requisitos legais sobre os sistemas técnicos existentes nos edifícios, em particular quanto aos SACE que devem incluir e quais são os Decretos-Lei, as Portarias e os regulamentos que impõem esses requisitos.
Dar aos alunos conhecimentos básicos sobre a decrição de sistemas de controlo automáticos por meio de esquemas de blocos e conhecimentos sobre os tipos de controladores mais frequentemente utilizados.
Dar aos alunos pelo menos uma ferramente para a descrição de sistemas sequenciais.
É também objectivo desta UC que os alunos que a frequentem passem a ter a noção das peças que devem compor um projecto de um sistema de gestão técnica centralizada.
Pretende-se que os alunos depois de frequentar esta unidade curricular passem a:
-- Conhecer os princípios de funcionamento e a forma de utilizar os principais sensores usados em sistemas de climatização e refrigeração e noutros tipos de sistemas energéticos.
-- Conhecer os conceitos básicos de controlo automático com e sem realimentação e os principais tipos de acções de controlo e a saber aplicar esses conceitos e acções para descrever e projectar sistemas de controlo em aplicações de energia nos edifícios e na indústria.
-- Conhecer as funcionalidades dos sistemas de gestão técnica e de supervisão em edifícios e em indústrias de processos e conhecer os requisitos sobre os sistemas de controlo e gestão técnica exigidos para a classificação dos edifícios em termos de eficiência energética.
-- Reconhecer automatismos sequenciais e as tecnologias mais usadas para os realizar. Saber descrever o funcionamento de um automatismo.
-- Conhecer as capacidades das redes de comunicações mais usadas em domótica e sistemas de gestão técnica de edifícios.
-- Conhecer as peças que devem compor um projecto de um sistema de gestão técnica centralizada. -
Métodos de Ensino
As aulas são de carácter carácter teórico-prático sendo expostas as matérias e propostos exercícios a resolver pelos alunos, sobre essas matérias. Parte dos exercícios propostos devem ser resolvidos em casa pelos estudantes. Parte das aulas é lecionada on-line e a outra parte é presencial.
Para além das aulas teorico-práticas há sessões de e-learning que servirão para apoio à resolução dos exercícios assim como para o esclarecimento de dúvidas sobre textos fornecidos aos estudantes para estudo autónomo. -
Estágio(s)
Não
-
Programa
Sensores e actuadores:
Grandezas e unidades;
Sensores de temperatura: termoresistência e termístor;
Sensores de humidade relativa;
Sensores de caudal: pitot, Annubar e Venturi;
Sensores para gases: oxigénio e dióxido de carbono;
Válvulas: eléctricas e pneumáticas.
Controlo Automático:
Sistemas de controlo em anel aberto e em anel fechado;
Controlo de sistemas contínuos e controlo de sistemas sequenciais;
Funções de transferência e ordens de modelos de sistemas a controlar;
Resposta no tempo conforme a ordem do sistema;
Controlo on/off, P, PI e PID;
Comando de sistemas sequenciais.
Sistemas de controlo e gestão técnica:
Enquadramento legal e normativo;
Classificação das funções de um sistema de gestão técnica;
Controlo centralizado e descentralizado;
Registo de históricos de dados;
Necessidades de comunicação em sistemas de controlo e gestão técnica;
Redes de comunicação em sistemas de controlo e gestão técnica. -
Demonstração de conteúdos
-
-
Demonstração da metodologia
-
-
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Alexandre de Sousa Almeida Felício - 3.º Trimestre
-
Bibliografia
Ross Montgomery, Robert McDowall; Fundamentals of HVAC Control Systems, Elsevier, 2009. ISBN: 978-0-08-055234-7
APIRAC; Sistemas de Gestão Técnica ; Guia Técnico, 2018, 2ª Edição ; Editor: APIRAC , APIRAC, 2018
Honeywell; Honeywell Engineering Manual of Automatic Control for Commercial Buildings, 1997
Docentes da Unidade Curricular deICGT; Apontamentos e slides a disponobilizar no Moodle pelos docentes., 2022
João Rogério Caldas Pinto; Técnicas de Automação, ETEP- Lidel, 2007. ISBN: 972-8480-07-5
Detalhes do curso
-
Código
MEGEIE09
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
5.0
-
Duração
Trimestral
-
Horas
22h Outras
33h Teórico-Práticas
