Exploração e Construção de Situações de Aprendizagem com TIC
Exploração e Construção de Situações de Aprendizagem com TIC com Recurso à Utilização da Linguagem de Programação Scratch
Sigla: ECSATP
Início: 2022/2023
Responsabilidade do curso: João Grácio | João Torres
Descrição
Existe a perceção generalizada de que os jovens parecem ser cada vez mais consumidores passivos, pouco autónomos e menos motivados intrinsecamente para a aprendizagem em contexto escolar.
O Scratch é um ambiente gráfico de programação, que permite trabalho com media diversificados, tornando fácil a criação de animações, jogos e a sua partilha na Internet. Foi concebido como resposta ao problema do distanciamento entre a evolução tecnológica no mundo e a fluência tecnológica.
Os seus criadores creem que poderá contribuir para o desenvolvimento de competências para o século XXI, tornando os jovens criadores e inventores e, ainda, compreender a eficácia e inovação das TIC na educação matemática. É uma ferramenta didática transversal e transdisciplinar que promove o estabelecimento de conexões entre diferentes áreas do saber e reforça o desenvolvimento de múltiplas capacidades transversais que vão muito para além do currículo estabelecido e prepararam os alunos para uma cidadania ativa e criativa. Promove o desenvolvimento da autonomia e da criatividade, a competência de resolução de problemas, desenvolvendo o raciocínio lógico e o sentido crítico, bem como a capacidade de cooperação com outros.
A linguagem de programação Scratch passou também a ser referida nas Orientações de gestão curricular (Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico). A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) trabalha na área da utilização educativa do Scratch, desde 2010, e considera pertinente continuar a formar professores para o uso educativo desta ferramenta. Esta proposta visa apoiar professores das escolas que colaboram no âmbito de outros projetos com o Centro de Competência TIC da ESE/IPS.
O curso está também acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Objetivos
- Conhecer a ferramenta Scratch – princípios gerais de funcionamento.
- Dominar a utilização da ferramenta Scratch enquanto ambiente de programação para desenvolver projetos com animação de sprites, com sons e com recurso a variáveis.
- Utilizar adequadamente os comandos e as estruturas de controlo da linguagem Scratch -Reconhecer o potencial educativo do Scratch.
- Conceber situações de aprendizagem de natureza curricular para a sua área ou de natureza transversal, em conexão com outras áreas.
Destinatários/Regras sobre admissão
A formação destina-se a professores dos ensinos básicos e secundários de escolas da região de Setúbal.
Metodologias de Ensino/Aprendizagem
As atividades a realizar no curso decorrem em sessões síncronas e assíncronas teórico/práticas, e o seu desenvolvimento promoverá a ligação entre os conteúdos da ação e a experiência prévia e contextos de aplicação dos formandos. Serão partilhados na plataforma de formação bons exemplos de projetos Scratch desenvolvidos em ambiente escolar, como forma de promover o debate sobre as potencialidades educativas do Scratch.
Os conteúdos trabalhados deverão servir a prática pedagógica e motivar os formandos para a sua efetiva utilização em contexto de sala de aula. Será privilegiado um ambiente de trabalho colaborativo, conducente à partilha e troca de experiências entre os formandos, promovendo e facilitando processos de auto e hétero formação, por exemplo através da disponibilização de recursos online a que os formandos poderão aceder de modo autónomo em qualquer momento (durante e após a formação).
Carga Horária | Horário e período de funcionamento
10 horas de sessões síncronas (online) e 5 horas de trabalho assíncrono.
Vagas para acesso
- Número de vagas: 20
- Número mínimo de matriculados para funcionamento: 10
Consulte o Edital do Curso aqui
Plano de Estudos: Plano de Estudos
Outras informações
Para mais informações, poderá consultar o Regulamento das Atividades Académicas do IPS, disponível para consulta em: https://www.si.ips.pt/ips_si/WEB_BASE.GERA_PAGINA?P_pagina=30328
Contacto da Divisão Académica: https://www.suporte.ips.pt/helpdesk/