Promoção da Igualdade Étnico-racial

Sigla: PIER
Início: 2022/2023
Reponsabilidade do cursoAna Alcântara | Cristina Roldão

 

Descrição
O debate sobre o racismo tem nos últimos anos vindo a ganhar relevância no espaço público, através de reivindicações dos movimentos sociais; recomendações de organismos nacionais e internacionais; e a vinda a público, de episódios de descriminação étnico-racial. Tratando-se de uma dimensão das desigualdades sociais e das relações de poder em sociedade, o racismo, enquanto discriminação e desigualdade estrutural, deve ter visibilidade na educação formal e não-formal.
A transformação de práticas, processos e representações nos contextos institucionais e da vida quotidiana no sentido de uma sociedade mais inclusiva, exige maior conhecimento e capacidade de reflexão crítica sobre estas questões, como assinalado no recente Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação (Secretaria de Estado para a Cidadania e Educação Antirracista (Conselho Nacional de Educação, 2020).
Neste quadro e na sequência da experiência acumulada na oferta formativa de base, assim como ao longo das duas edições do Antirracista da ESE/IPS, a Escola Superior de Educação do Instituto politécnico de Setúbal (ESE-IPS) propõe o curso de formação "Promoção da igualdade étnico-racial", destinado à comunidade educativa do IPS e local (estudantes; força de trabalho, básica e intermediária; organizações; etc.). Tendo-se como finalidade última, a promoção da igualdade étnico-racial, esta formação pretende contribuir para o desenvolvimento de competências antirracistas e promover redes locais em torno destas questões.


Objetivos
Desenvolver as competências antirracistas da comunidade educativa IPS e da comunidade local;
Fomentar sinergias entre a comunidade educativa do IPS e as instituições da comunidade local;
 

Destinatários/Regras sobre admissão
Comunidade educativa IPS - estudantes; trabalhadores/as docentes e não docentes. Profissionais de organizações locais e nacionais.


Metodologias de Ensino/Aprendizagem 
Modelo de ensino em blended-learning, com programação de atividades letivas online e presenciais. As atividades online incidirão sobre a componente teórica do curso e as atividades presenciais, designadamente visita guiada, debruçar-se-á sobre a componente teórico-prática.


Carga Horária | Horário e período de funcionamento
6 Horas de contacto (teórico-prático) e 21 horas de trabalho autónomo.


Vagas para acesso

  • Número de vagas: 20
  • Número mínimo de matriculados para funcionamento: 8
     

Consulte o Edital do Curso aqui
 

Plano de EstudosPlano de Estudos
 

Outras informações
Para mais informações, poderá consultar o Regulamento das Atividades Académicas do IPS, disponível para consulta em: https://www.si.ips.pt/ips_si/WEB_BASE.GERA_PAGINA?P_pagina=30328

Contacto da Divisão Académica: https://www.suporte.ips.pt/helpdesk/