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Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico

    Detalhes do curso

  • Objetivos do curso

    O Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, está estruturado para desenvolver um conjunto amplo, aprofundado e articulado de conhecimentos, permitindo:
    - Proporcionar um conhecimento profissional sólido, nas dimensões científica, pedagógica e didática, que permita planear e concretizar práticas de qualidade enquanto docentes do 1.º ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo.
    - Promover a compreensão alargada dos saberes que integram os documentos legais que definem o currículo prescrito para o 1.º e 2.º ciclos, incluindo a sua articulação vertical e horizontal.
    - Facultar conhecimento sobre recursos de qualidade para apoiar a realização de experiências de desenvolvimento curricular nas várias áreas de ação dos estudantes.
    - Contribuir para o desenvolvimento de competências de trabalho colaborativo, de investigação e de reflexão sobre as práticas numa perspetiva de melhoria contínua.
    - Fomentar o desenvolvimento de uma atitude positiva face à profissão docente, incluindo a autoconfiança nas próprias capacidades como professor e a criação de expectativas elevadas sobre o que os alunos podem aprender.
    Este curso possibilitará uma qualificação para a docência, sustentada por práticas de ensino supervisionadas em contextos educativos no 1º e 2º ciclos do ensino básico, tendo como referência as Aprendizagens Essenciais destes níveis de ensino.

  • Escola

    ESE - Escola Superior de Educação

  • Regime de estudo

    presencial - Diurno

  • Valor da propina

    -

  • Objetivos da aprendizagem e competências a desenvolver

    O curso proporciona uma base sólida de competências que permitem:
    - Desenvolver competências de gestão do currículo do Ensino Básico, numa perspetiva de articulação vertical e horizontal, atendendo, nomeadamente aos temas, objetivos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades e atitudes) e ações estratégicas de ensino do professor.
    - Construir um conhecimento sólido sobre os conteúdos científicos e didáticos relevantes para o ensino no 1.º ciclo do ensino básico e para o ensino de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º ciclo.
    - Desenvolver a capacidade de planear, concretizar e avaliar o trabalho de ensino, de modo a promover o desenvolvimento intelectual, social e afetivo dos alunos.
    - Desenvolver a capacidade de proporcionar aprendizagens essenciais aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos, tendo em conta as áreas de competências preconizadas no documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e numa perspetiva de educação inclusiva para participação cidadã em sociedades democráticas.

  • Saídas profissionais

    A conclusão deste Mestrado permite desenvolver atividade profissional como:
    - Professor/a do 1.º Ciclo do Ensino Básico;
    - Professor/a de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico.

  • Coordenador/a do curso

    Maria de Fátima Pista Calado Mendes

  • Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

    O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuado de acordo com o Regulamento Académico do Instituto Politécnico de Setúbal

  • Condições de acesso e ingresso

    Para apresentar candidatura ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, é necessário satisfazer, cumulativamente, as condições seguintes:
    - Ser titular do grau de Licenciatura em Educação Básica obtido em Instituições de Ensino Superior de Portugal ou através de um processo de reconhecimento de grau;
    - Ser detentor/a do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa e do domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, obtido através da aprovação numa prova com uma das seguintes caraterísticas:
    - Prova documental: ter obtido aprovação em todas as Unidades Curriculares (UC) de Língua Portuguesa, de Linguística Portuguesa e de Didática do Português (num mínimo de 20 ECTS) ou em UC equivalentes.
    - Prova escrita ou oral: realizada até dois anos antecedentes à data da candidatura, numa instituição de Ensino Superior.

    Critérios de seleção
    As candidaturas serão seriadas de acordo com os seguintes critérios:
    - Média final obtida na Licenciatura em Educação Básica;
    - Em caso de igualdade de circunstâncias, a seriação será feita mediante a média ponderada obtida nas Unidades Curriculares de observação e ou intervenção em contextos profissionais, constantes da componente de formação Iniciação à Prática Profissional.


    A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página de candidaturas.

  • Requisitos para obtenção da qualificação

    Obtenção de aprovação em 21 Unidades Curriculares

  • Enquadramento legal e acreditação

    Despacho n.º 3620/2022 de 25 de março

Plano de estudos

2º Ano

Regime

Nome

Área Científica

ECTS

Anual

Didática da Matemática no 2º Ciclo

DE

3.0

Anual

Didática das Ciências Naturais

DE

3.0

Anual

Estágio no 1º e no 2º Ciclos

PES

28.0

Anual

Investigação e Prática Pedagógica

PES

7.0

1º Semestre

Biologia e Geologia

AD

4.0

1º Semestre

Políticas Educativas, Organização Escolar e Cidadania

AEG

4.0

2º Semestre

Ciências Física e Química

AD

4.0

2º Semestre

Álgebra e Funções

AD

4.0

Disciplinas Optativas

Regime

Nome

Área Científica

ECTS

1º Trimestre

Aprendizagem Baseada em Projetos

DE

3.0

1º Trimestre

Literacia Científica e Literacia da Informação

DE

3.0

Visão Geral da Privacidade
Escola Superior de Educação - ESE/IPS

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