Crescer autónomo



 

  • Pikler, E., & Tardos, A. (2022). Crescer autónomo: Educar e cuidar em creche. Associação de Profissionais de Educação de Infância.

“Pela primeira vez em português, Crescer Autónomo, de Emmi Pikler, a famosa pediatra húngara e uma das mais importantes referências na educação de infância, vem abordar o desenvolvimento dos bebés, num livro indispensável para todos quanto trabalham com crianças com menos de três anos.

A investigação de Emmi Pikler e dos seus discípulos é ainda hoje original na sua abordagem e metodologia. Com base em observações meticulosamente realizadas pelos enfermeiros do Instituto Lóczy e rigorosamente analisadas, mostram que, através da sua atividade motora espontânea, os bebés dominam progressivamente os movimentos e posturas de uma forma harmoniosa.

Emmi Pikler considerou sempre o bebé como pessoa, com individualidade própria, competente e autónomo na sua aprendizagem desde o nascimento. Naturalmente ativo, o bebé, encontrando condições favoráveis, apreende por si mesmo (iniciativa) as oportunidades de experiências presentes no seu meio envolvente.

De acordo com as neurociências, o corpo regista, transmite ao cérebro todas as sensações que vai organizar como conhecimentos. Digamos que o cérebro se alimenta da experiência e o afeto é o contexto que sustenta esse processo.

Para Emmi Pikler, a qualidade dos procedimentos, assentes no respeito e cooperação no decorrer dos cuidados prestados à criança desde o seu nascimento, é a base do seu bem-estar emocional. O afeto, o vínculo gerado na interação com um cuidador de referência numa relação estável e segura, é a base que permite ao bebé estruturar a sua identidade, a sua humanidade. O bebé aprende a dar e a receber, a confiar, cooperar, participar, envolver-se, sentir-se amado para amar. Nessa interação a criança desenvolve o sentimento de pertença, de eficácia, de sentir-se capaz de iniciativas, de agir, experimentar.”