O professor investigador em comunidades de prática




 

  • Mestre, L. (2023). O professor investigador em comunidades de prática. L. Mestre.
     

O presente livro decorre de um trabalho de doutoramento em que se realizou um follow up sobre um Projeto de Investigação-formação ocorrido no seio do Movimento da Escola Moderna (MEM). O principal objetivo desse trabalho centrou-se na compreensão de como e´ que a escrita profissional se integrou no referido Projeto e constituiu uma experiência significativa para o desenvolvimento profissional de seis professores do 1º CEB, no âmbito de uma comunidade de prática, já estabelecida, o MEM. Para tal, para além da análise interpretativa ao processo organizativo e à dimensão investigativa do Projeto, foram também analisados os diários profissionais e os ensaios produzidos pelos participantes, e publicados na revista Escola Moderna.

Os dados sugerem que o Projeto de Investigação-formação refletiu as características de uma investigação da prática, ressaltando-se a sua intencionalidade, sistematicidade e carácter público, em prol da melhoria das práticas, da produção de conhecimento e da sua divulgação.

A produção da escrita na forma de diários e ensaios, apoiada de forma cooperada e dialógica pelos pares, e aprofundada por uma utilização crítica da teoria, contribuiu para uma maior reflexão da prática e uma construção de conhecimento mais sustentada.

Os resultados apontam, deste modo, para que o Projeto de Investigação-formação se constituiu como uma real experiência de desenvolvimento profissional dos professores e permitem discutir de forma detalhada os processos que terão favorecido esse desenvolvimento, trazendo contributos relevantes para a formação contínua de professores, enquanto campo de conhecimento e de ação.”