
Aula Aberta | “Cinema e Comunidade”
- Categorias Sem categoria
- Data 06/12/2024

“Cinema e Comunidade” com Manuel Guerra.
Quarta Sessão do IX Ciclo de Aulas Abertas Fala-me de Cultura
“Cinema e Comunidade” é o título da quarta sessão do IX Ciclo de Aulas Abertas Fala-me de Cultura. A aula será lecionada pelo professor de cinema e ativista Manuel Guerra que falará sobre o seu trabalho de pedagógico e de intervenção para a educação pela arte.
Manuel Guerra nasceu em Lisboa, em 1991, e é atualmente professor da Licenciatura em Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema, anterior Conservatório.
Foi professor da disciplina de «Imagem e Som» do curso de Comunicação Audiovisual da Escola Artística António Arroio, dinamizando o Cineclube desta instituição de referência do Ensino Artístico Especializado, projeto que, em articulação com diferentes realizadores, produtores, distribuidores e exibidores de cinema português, e o apoio do Plano Nacional de Cinema, tem procurado dar a ver o património das imagens em movimento e as práticas cinematográficas contemporâneas, bem como promover a renovação do olhar e a criação.
Frequentou o Doutoramento em Artes – Artes Performativas e da Imagem em Movimento ministrado pela Universidade de Lisboa, em colaboração com o Instituto Politécnico de Lisboa, iniciando os trabalhos para a elaboração de uma dissertação intitulada «Da Atenção Ardente», centrada no filme Jaime (1974), de António Reis, e na obra poética do autor. Pós-graduado em Filosofia, na área de especialização de Estética, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, licenciou-se em Cinema, na área de Realização, pela ESTC. Em âmbito curricular, realizou filmes distinguidos em diferentes festivais.
Com José Bogalheiro, coordenou a edição de Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca – Lições António Reis (Lisboa: Documenta, 2020).
Foi bolseiro do Seminário Internacional sobre Cinema Documental «Doc’s Kingdom – Ideia de uma Ilha», realizado nas ilhas do Faial e do Pico, Açores, em 2013. Tem participado como júri e orador convidado em iniciativas na área do Cinema.
Na juventude foi co-fundador de uma associação de promoção cultural e cívica com intervenção centrada em Corroios, freguesia do concelho do Seixal onde cresceu. Eleito da Assembleia de Freguesia de Corroios (2021-2025), presidiu a esse órgão autárquico no mandato de 2017 a 2021. Integrou a Comissão do Núcleo do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa | Federação Nacional de Professores na Escola Artística António Arroio. Em 2020, foi eleito representante do pessoal docente do ensino secundário público no Conselho Municipal de Educação de Lisboa.
O ciclo de aulas abertas Fala-me de Cultura, realizado no âmbito da Unidade Curricular Indústrias Culturais, do 2º ano da licenciatura em Comunicação Social, tem como propósito retomar a discussão do conceito que dá nome à disciplina e de outros que se lhe associam, tais como, mercadorização da cultura, políticas culturais, democratização e diversidade cultural, contando para isso com a participação de vários convidados que laboram em diversas áreas da produção cultural.
Ao longo de cinco semanas, realizar-se-ão encontros com agentes e criadores culturais, que conversarão sobre a sua experiência, debaterão os tópicos antes enunciados e responderão às questões do público. Destinado preferencialmente aos estudantes de Indústrias Culturais, o IX Ciclo Fala-me de Cultura estará aberto a todos os que nele queiram participar, gratuitamente e sem necessidade de inscrição prévia.