
Exposição “Unissued Diplomas” | Percursos Interrompidos pela Guerra

O átrio da Escola Superior de Educação (ESE/IPS) acolhe, entre 23 de setembro e 17 de outubro, a exposição “Unissued Diplomas”, um projeto de homenagem à memória de todos os estudantes ucranianos cujas vidas e sonhos foram interrompidos pela invasão russa.
A exposição revela as histórias de 40 estudantes que perderam a vida em bombardeamentos ou no campo de batalha. Cada diploma conta uma história pessoal de percursos académicos e objetivos de vida, revelando o que ficou por cumprir para aqueles que nunca poderão terminar os seus estudos. Alguns/mas estudantes sacrificaram a sua formação e os seus projetos pessoais em nome do seu país; outros morreram em territórios ocupados ou foram vítimas de ataques contra infraestruturas civis.
Em 2023, mais de 50 estudantes uniram-se para organizar esta iniciativa, que pretende lembrar ao mundo que a guerra em larga escala continua a decorrer e que muitos jovens já não terão a oportunidade de se formar. Em 2024, na segunda vaga do projeto, a missão mantém-se: preservar viva a memória dos/as estudantes caídos e partilhar as suas histórias.
Atualmente a exposição já percorreu mais de 50 locais em todo o mundo — incluindo 12 nos Estados Unidos da América, 11 no Reino Unido e mais de 15 em países europeus — reforçando o alcance e impacto globais da iniciativa.
A organização das exposições assenta num modelo colaborativo em que a equipa central do projeto lançou um apelo aberto a estudantes de todo o mundo, convidando-os a assumir a organização local das mostras.
Em Setúbal, a abertura realizou-se a 23 de setembro, integrada no primeiro dia do E³UDRES² Autumn Summit 2025, decorrendo em paralelo com o programa do encontro.
Mais informações sobre o projeto aqui.