Design, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos
-
Conhecimentos de Base Recomendados
-
-
Objetivos
1.Promover as competências de Investigação:
Reflete sobre os processos de construção do conhecimento científico; Identifica necessidades e problemas; Pesquisa e recolhe informação pertinente; utiliza técnicas de recolha adequadas; analisa informação de diferentes fontes.
2.Promover as competências de Interação:
Compreende o sistema de relações existente num contexto/instituição; Sabe comunicar e interagir; Sabe cooperar com os outros para pôr em prática projetos comuns; Adapta-¬se a novas situações.
3.Promover as Competências de planeamento, gestão estratégica e aprendizagem na e com a ação Conhece e analisa criticamente programas e projetos de animação sociocultural; é capaz de elaborar um projeto tendo por base uma dinâmica de investigação¬-ação; é capaz de apresentar e discutir publicamente o projeto; é capaz de concretizar um projeto e/ou uma parte dele (atividades); é capaz de avaliar e refletir sobre a concretização de um projeto.
-
Métodos de Ensino
Esta UC tem como base uma abordagem da Aprendizagem baseada na conceção de projetos. Esta é coerente com o modelo pedagógico da ESE-IPS que recomenda uma “aprendizagem ativa, uma aprendizagem que pressupõe que o aluno aprende em função do que faz” (p.18). Os projetos representam uma atividade complexa que envolve os estudantes na deteção, compreensão e resolução de problemas, implicando decisões e atividades investigativas, quase sempre em cooperação. Assim, os estudantes são, num primeiro momento, desafiados a conhecer esta metodologia e o modo como ela agrega processos de saber da investigação e da intervenção social e a compreender quais as razões que justificam a sua adequação à Animação Sociocultural. São trabalhados textos de natureza científica quer no campo metodológico, quer textos que relatam a execução de projetos no terreno que total ou parcialmente usam a metodologia. Escolhendo-se de dois em dois anos (por vezes três) um território e uma temática associada, é proposto aos estudantes o trabalho de campo (com horas afetas), normalmente organizado em duas fases. Numa primeira fase eles conhecem globalmente o território e/ou instituições, recolhendo globalmente dados e num segundo momento fazem escolhas que lhes permitem aprofundar a informação com recursos a técnicas e instrumentos de investigação. Dado o ano de inserção dos estudantes, o trabalho de campo é sempre acompanhado pelos docentes da UC. A análise da informação de terreno e a leitura e análise de textos relacionados com a área temática em que se situa a intervenção (educação, sociedade, comunidade, cultura, ambiente, turismo…) permite avançar na elaboração de um diagnóstico e/ou análise de necessidades que é a base do da elaboração do projeto de cada grupo de trabalho. O Projeto é apresentado e discutido, não só na turma, como com elementos da comunidade, sobretudo ligados aos contextos observados. Posteriormente são escolhidas as atividades mais pertinentes e exequíveis para concretizar e é monitorizado e avaliado o trabalho desenvolvido no terreno. A organização de seminários com especialistas é também um apoio ao aprofundamento do conhecimento da área temática que é escolhida e decorre a par desta organização do(s)Projeto(s). As tutorias, sobretudo praticadas nas aulas síncronas a distância permitem, como estipula o modelo pedagógico, o apoio e acompanhamento científico-pedagógico, por parte de docentes a estudantes, individualmente ou em pequenos grupos.
-
Estágio(s)
Não
-
Programa
1.Investigação e dinâmicas de Intervenção Social
1.1.Sociologia da Ação: construção e reconstrução de saberes em estudos de investigação ação e de trabalho de projeto.
1.2.Questões de natureza conceptual e operacional:
1.3.Tipologia de Projetos
2. Design e desenvolvimento de projetos de Animação e Intervenção Sociocultural
2.1 Os problemas e a construção de recolha informação:
2.2.A Análise e interpretação da Informação e a fundamentação da intervenção
2.3. O Planeamento da Ação
3. Avaliação de Projetos Animação e Intervenção Sociocultural
3.1. Avaliação dos Projetos (conceitos, processos e resultados);
3.2. Monitorização e avaliação participada de projetos;
3.3. Processos de apresentação, discussão e disponibilização da avaliação
-
Demonstração de conteúdos
Os conteúdos programáticos abordados incidem na abordagem teórica (Sociologia da Acão/Investigação-ação) e metodológica (Design de projetos de investigação-ação em Animação Sociocultural) que permitirá aos estudantes saber analisar e compreender projetos já existentes e dominar os conhecimentos necessários para conceber e realizar um projeto de intervenção na área da Animação Sociocultural. A UC organiza-se numa lógica de Problem Based Learning (PBL) pois os estudantes são convidados a analisar contextos reais dos quais emergem problemas e necessidades geradoras dos projetos que concebem e em parte desenvolvem.
-
Demonstração da metodologia
Procura-se que os estudantes tenham contato com os textos metodológicos sobre a elaboração, realização e avaliação de projetos de investigação e intervenção, sem dúvida um referencial importante da sua formação, mas que aprendam também através da prática, razão pela qual são integrados ou colaboram com uma ou mais instituições da comunidade e têm de conceber instrumentos adequados às diferentes fases de elaboração de um projeto. Aprendem como recolher dados, analisá-los e trabalhá-los na génese de construção de um projeto de animação sociocultural que será avaliado enquanto proposta de Intervenção. Na impossibilidade de concretizar todas as propostas apresentadas pelos diferentes grupos nos seus projetos, são feitas escolhas
fundamentadas, tendo também o parecer de alguns elementos de instituições da comunidade e que constituem uma referência na área social cultural e/ou artística. O contacto dos estudantes com estes elementos da comunidade é sem dúvida muito importante, pois permite uma ligação entre a formação e os contextos reais de trabalho. Na execução de uma parte do projeto, uma vez que o timing escolar não permite a realização integral, são testadas competências essenciais ao nível do planeamento, das técnicas de animação, da comunicação com os públicos, da reflexão crítica em torno do trabalho desenvolvido.
-
Docente(s) responsável(eis)
-
-
Bibliografia
Caride, J. (2011) A investiga􀁏ao-ação como processo metodológico na Anima􀁏ao Sociocultural. In Lopes, M (coord).
Metodologias de Investigação em Animação Sociocultural. Amarante: Intervenção, Associação para a promoção e Divulgação Cultural.
Esteves, L (2008). Visão panorâmica da Investigação-Acção. Porto Editora.
Guerra, I.(2006). Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção. Lisboa: Principia.
Pedro, I, Delgado, C, Fialho, F, Figueiredo, C.C. (2021). A investigação no currículo da Formação de Animadores Socioculturais. Atas do Seminário Dar Asas ao Saber - Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais - Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal.
Pérez-Serrano, G. (2008). Elaboração de Projectos Sociais: Casos práticos. Porto: Porto Editora
Vilela, F. (2012). Projetos de Intervenção, uma realidade social. Percursos e Ideias, nº 384, 2ª série, revista científica do ISCET.
Detalhes do curso
-
Código
LAS11
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
10.0
-
Duração
Anual
-
Horas
12h Orientação Tutorial
8h Seminário
12h Teóricas
58h Teórico-Práticas
30h Trabalho de Campo
